15 de abril de 2010

-"tudo fixe?" perguntei eu
-"tudo bem!" disse-me ela a tentar não se lembrar outra vez do que a esperava em casa... ou talvez mesmo para não mostrar às colegas que ali se encontravam que o que se passava dentro dela não era um "tudo bem!"... eu segui... eu sabia que ela não estava bem, mas lembro-me de pensar que a ela as lágrimas não lhe marcavam o rosto, tal como marcam o meu, ela simplesmente fica mais branca, não se maquilha, e as sardas notam-se mais... se calhar é por causa das sardas que a marca de chorar a noite toda não se vê, ao contrário de mim que é bastante notório, acordo branca, com os olhos super vermelhos, ando tipo zombie e com vontade de vomitar e quando me vejo ao espelho pergunto-me quem me fez aquilo, e esqueço-me por minutos que fui eu própria...


" Foram 15 anos, miga, foram 15 anos!" diz-me ela, baixinho, enquanto se senta à minha frente, tentando esconder as lágrimas... eu fiquei parada e surda a olhar para ela completamente pregada à cadeira... levantei-me e sem querer saber que ali naquela mesma mesa e sala estavam para ai umas 30 pessoas, abracei-a e disse-lhe ao ouvido que ela ia ser forte e que tudo ia correr bem!


"Foram 5 anos de namoro e mais 10 a viver juntos!"
"Ele está com outra pessoa à 4 meses e estava à espera das minha ferias para me contar!"


tudo palavras que eu não sabia o que dizer em relação a elas, mas no meio disto tudo eu pergunto-me aonde está o coração das pessoas que esperam por alturas ideais para comunicar decisões importantes... alturas ideias????
quais alturas ideias? existe alguma altura ideal? ou apenas medo de falar e de magoar os outros?
mas 4 meses? 3 semanas? será que não é tempo mais que suficiente para por as cartas na mesa? será que durante esse tempo as pessoas no seu geral não vão a ficar a relembrar esses espaços de tempo a tentar visualizar algo que não estava a correr como o normal...
será que elas não se vão sentir usadas? será que não se vão sentir como se estivessem a gozar com a cara e sentimentos delas?
É que nestes pequenos ou mesmo grandes tempos, dias, horas que passaram muitas palavras foram ditas, muitas noites foram passadas...
eu já estive nas duas situações... não sou nem melhor nem pior que ninguém... também usufrui destes espaços de tempo e também magoei... e também já o fizeram comigo... portanto...
eu tento me imaginar na situação dela, será que eu era capaz de dormir mais uma noite ao lado de alguém que me enganou? será que era? ou será que expulsava-o de casa, pois que fosse ter com a outra!!
mas não sei... não sei... a raiva por vezes pode nos fazer tomar uma posição radical e se for preciso atirar as coisas pela janela fora ou por outro lado a dor e a frustração podem ser maiores e acabamos por ficar ali deitadas no chão gelado para tentar perceber o que acabou de acontecer, completamente desnorteadas enquanto a alma luta para tentar que o nosso coração volte a bater... porque naquele momento o coração parou...

Sem comentários: